conteúdo / Mercado
Payroll: o que é, qual sua importância e como movimenta o câmbio
29 de maio de 2023 | Equipe Braza Bank
conteúdo / Mercado
29 de maio de 2023 | Equipe Braza Bank
O payroll é um indicador mensal do mercado financeiro que mede a quantidade de empregados nos Estados Unidos, com exceção dos trabalhadores agrícolas, autônomos e funcionários de organizações sem fins lucrativos.
O relatório é divulgado pelo Bureau of Labor Statistics (BLS) e tem grande impacto na bolsa de valores, na confiança dos investidores e na tomada de decisões do Federal Reserve. Inclusive, os reflexos dos números do relatório se estendem para o câmbio.
Dada a relevância do assunto, nós separamos os principais detalhes sobre o payroll neste conteúdo. Aproveite a leitura.
O Nonfarm Payroll, conhecido apenas como payroll, é um indicador mensal responsável pela medição do número de trabalhadores nos Estados Unidos, sem a inclusão dos trabalhadores agrícolas, autônomos e funcionários de organizações sem fins lucrativos.
O termo payroll pode ser traduzido diretamente para o português como "folha de pagamento" e apresenta informações sobre a taxa de desemprego no país, a balança comercial norte-americana, entre outros tópicos relacionados à economia.
A publicação do payroll é relevante por ele ser um indicador-chave da saúde e do desempenho da economia americana. Os dados são coletados por meio de pesquisas e amostragens em uma ampla variedade de setores, excluindo o setor agrícola, e abrangem tanto empregos no setor público quanto no setor privado.
Os números apresentados no payroll são muito importantes para o mercado. O diretor de tesouraria do Braza Bank, Bruno Perottoni, traça um paralelo entre o relatório com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) no Brasil.
Para ele, o payroll é um relevante termômetro da atividade econômica e de mercado de trabalho. “Através da variação de emprego tem-se uma leitura de como está o mercado de trabalho, seu impacto na renda, no consumo e, consequentemente, na inflação”, explica.
Além disso, o payroll tem outros destaques, como:
O número de empregos criados ou perdidos reflete a atividade econômica e é um indicador essencial para avaliar a saúde geral da economia. Os investidores e analistas utilizam esses dados para obter insights sobre o desempenho econômico dos EUA, identificar tendências de crescimento e fazer previsões sobre futuras condições econômicas.
O Federal Reserve (FED), o banco central dos EUA, monitora de perto os dados econômicos, incluindo o relatório Nonfarm Payrolls, ao tomar decisões sobre a política monetária.
Portanto, a divulgação desses dados pode influenciar as expectativas do mercado em relação às futuras ações do FED e ter impacto nos preços dos ativos financeiros, como títulos, ações e moedas.
O relatório payroll também pode afetar as expectativas de crescimento econômico e inflação. Um relatório forte, com um aumento significativo nos empregos, pode indicar um crescimento econômico saudável, o que pode levar os investidores a se sentirem otimistas em relação ao mercado.
Por outro lado, um relatório fraco pode gerar preocupações sobre uma possível desaceleração econômica. Essas expectativas de crescimento e inflação influenciam as decisões de investimento, as estratégias empresariais e as políticas governamentais.
O payroll é divulgado às 8h30, horário de Washington, normalmente na primeira sexta-feira de cada mês.
Confira as datas de lançamento do Payroll, em 2024:
A divulgação do payroll costuma adicionar volatilidade ao mercado de câmbio. Se o relatório mostrar um número de empregos criados maior do que o esperado, isso indica um mercado de trabalho forte e saudável, o que pode impulsionar a confiança na economia norte-americana.
Os dados do Nonfarm payroll também podem influenciar as expectativas em relação à política monetária do país. Como você viu, isso movimenta as projeções sobre juros e pode impactar a taxa de câmbio.
Também é comum que o payroll deixe reflexos no sentimento geral do mercado e a percepção dos investidores em relação à economia de um país. Ele pode causar tanto otimismo quanto pessimismo para o próximo ciclo econômico.
Para conseguir se proteger da volatilidade no mercado de câmbio, a adoção de estratégias de hedge cambial ganha um papel central. Isso envolve o uso de medidas que reduzem o risco associado às flutuações nas taxas de câmbio.
O objetivo principal do hedge cambial é minimizar as perdas potenciais decorrentes de movimentos desfavoráveis nas taxas de câmbio. Isso é especialmente relevante para empresas e pessoas físicas com exposição a moedas estrangeiras, seja com investimentos ou no comércio exterior.
Nossos especialistas também estão disponíveis para entender suas necessidades e encontrar os melhores caminhos para protegê-lo das flutuações do câmbio.