conteúdo / Serviços e Soluções
Mass payments: o que são e como funcionam
28 de novembro de 2023 | Equipe Braza Bank
conteúdo / Serviços e Soluções
28 de novembro de 2023 | Equipe Braza Bank
Você já ouviu falar em mass payments? Se sua empresa precisa fazer pagamentos para múltiplas pessoas ou empresas de uma só vez, ou receber de diversos remetentes, entender esse conceito pode facilitar todo o processo.
Em tradução livre para português, mass payments significa pagamentos em massa e isso já pode dar uma ideia desse conceito em termos mais práticos.
Essa é uma forma que empresas facilitadoras de pagamentos internacionais, agregadores e remessadoras usam para enviar e receber recursos de maneira massiva. Ou seja, de uma única vez.
Neste conteúdo, o Braza Bank buscou esclarecer para você entender o que é mass payments de forma prática e sem maiores complicações. Boa leitura!
Os mass payments, ou pagamentos em massa, como o próprio nome pode sugerir, são pagamentos realizados em lotes que pode ser tanto de vários remetentes para um único destinatário quanto de vários destinatários para um único remetente.
Para colocar o mass payments em prática é necessária uma tecnologia específica para viabilizar transações em massa. O processo demanda exige seguir à risca normas que regulamentam as transações internacionais em lote.
E por que é um serviço é tão relevante no mercado? Pelo fato de que quando as transações financeiras são realizadas em lote elas possuem um custo menor.
Assim, ao usar esse recurso para fazer ou receber pagamentos, você pagará menos taxas, o que torna esse formato de transação financeira bem atrativo.
O processo do mass payments, para que aconteça, necessita das chamadas “Application Programming Interfaces”, ou APIs. Em tradução livre, elas conhecidas como Interface de Programa de Aplicação.
Essas APIs permitem a criação de uma estrutura capaz de fazer o pagamento ou recebimento em massa de dinheiro. É por meio delas que se cria rotina e padrões a serem executados nas plataformas.
Para ajudar você a entender melhor como funciona e o caminho que o seu dinheiro vai percorrer ao usar o mass payments, vamos dar o exemplo de Júlio.
Júlio tem um filho de 22 anos, o Pedro, que está fazendo faculdade nos Estados Unidos e está precisando de dinheiro. Júlio sabe que, se enviar esse dinheiro pelo método mais tradicional, boa parte dele será perdida em taxas para conversão da moeda.
Mas, usando o mass payments, essas taxas ficarão melhores. Então, Júlio entra em contato com uma empresa remessadora e faz a transferência do dinheiro para ela.
Essa remessadora é quem vai fazer o câmbio (mudar a moeda do real para o dólar) e também enviará esses valores para uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central na qual Pedro possa sacar o valor.
Por meio do mass payments, essas transferências de valores são feitas em massa, então as taxas cobradas tendem a ser menores. Assim, Júlio pode conseguir economizar nos envios.
Agora que você entendeu mais sobre os mass payments, chegou o momento de saber quais empresas podem acessar esse tipo de solução. Confira!
Uma das empresas que usam os mass payments são as remessadoras. Elas são companhias que fazem operações de pequeno porte e assim, permitem que tanto pessoas como empresas possam enviar e receber dinheiro de diferentes países.
As operações feitas por esse tipo de empresa também são conhecidas como remittance. Um exemplo muito comum são familiares que enviam dinheiro para parentes que estão fazendo intercâmbio.
Já os agregadores de pagamento funcionam como prestadores de serviços capazes de facilitar as transações entre consumidores e comerciantes.
Hoje em dia, por exemplo, é muito mais fácil fazer uma compra online internacional usando um cartão de crédito, de débito, por meio de uma transferência bancária, entre outras opções.
No caso dos agregadores de pagamento, os consumidores conseguem agregar várias contas em um só local. Assim, os pagamentos podem ser feitos utilizando saldos de diferentes contas cadastradas.
Como o próprio nome já sugere, as facilitadoras de pagamento ajudam realmente a facilitar a vida de muitas pessoas.
Por exemplo, são elas que permitem, por exemplo, que os brasileiros que não possuem cartão internacional possam ter acesso a serviços de streaming como Spotify e Netflix.
Essas facilitadoras conseguem repassar os valores dos consumidores para as empresas de um jeito rápido, fácil e seguro e com um custo menor.
Assim, essas transferências internacionais se tornam mais baratas e as empresas também podem oferecer serviços aos consumidores com um custo menor.
Para aprofundar o seu conhecimento sobre os payments, confira agora as vantagens desse tipo de solução!
Quando o assunto é dinheiro, sem dúvida alguma a segurança deve vir em primeiro lugar, especialmente se você está enviando dinheiro para algum familiar que precisa ou está fazendo grandes transações financeiras para sua empresa.
E o mass payments utiliza uma tecnologia extremamente segura, sem falar que todas as transações são realizadas por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.
A redução do custo para fazer a transação é um dos maiores atrativos nesse tipo de operação. Por ser um tipo de transferência em lotes, os mass payments conseguem oferecer taxas mais baixas aos seus usuários.
Um procedimento seguro, que reduz custos de tempo e dinheiro numa transação financeira internacional, com certeza tem como vantagem a eficiência. Você não precisa lidar com a burocracia e ainda economiza.
Os mass payments são uma solução incrível para enviar e receber valores de ou para outros países e você pode contar com o Braza Bank para fazer isso. Somos pioneiros aqui no Brasil quando esse é o assunto.
Por meio da nossa plataforma, você consegue, em poucos cliques, submeter a documentação no nosso sistema e contratar câmbio. Tudo é feito de forma 100% digital.
Entenda melhor como o Braza Bank oferece mass payments e tire suas dúvidas com os nossos especialistas!