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Atenção, PMEs: Alckmin cita 2 iniciativas para estimular importações e exportações de pequenas e médias empresas; conheça
25 de setembro de 2023 | Equipe Braza Bank
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25 de setembro de 2023 | Equipe Braza Bank
Apesar do aumento das exportações brasileiras nos últimos meses, há ainda uma presença pouco expressiva das pequenas e médias empresas (PMEs) nacionais no comércio exterior.
Dados do Sebrae de 2022 mostram que as PMEs respondem por cerca de 1% do volume total exportado do Brasil conforme dados de 2022. O número é baixo, considerando que a maioria das empresas brasileiras são de pequeno e médio porte.
Nesse sentido, a mudança desse cenário tem sido pauta de esforços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O assunto foi abordado pelo ministro Geraldo Alckmin, na sexta-feira (22), no lançamento de um núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da ApexBrasil, em Bauru, no interior de São Paulo.
“A empresa que exporta tem um upgrade, muda de patamar, avança mais. Todos os indicadores mostram isso. É muito importante. Nós estamos batendo recordes de exportação no Brasil, mas queremos mais empresas exportando e pequenas e médias empresas também exportando. Esse é o objetivo do programa da Apex que vai investir R$ 1,6 milhão aqui em Bauru”, disse ele.
O ministro destacou a importância da agenda de competitividade para que a indústria brasileira possa crescer e gerar mais valor agregado, indo além das commodities.
Para tanto, ele citou duas medidas do Governo para estimular o comércio exterior. A primeira foram as licenças flex, que simplificam os processos de exportação e reduzem custos para as empresas exportadoras.
A outra é a questão da descarbonização. “Hoje as pessoas procuram onde se produz bem, barato e com menos emissão de carbono. Aí o Brasil é imbatível”, afirmou Alckmin.
Ele também mencionou como pontos fortes do país:
Para o gerente de estratégia comercial do Braza Bank, Marcelo Cursino, esse foco em produtos de valor agregado pode aumentar a competitividade do Brasil em novos setores e em mercados menos explorados, que possuem esse tipo de demanda.
O PEIEX é um programa que oferece às empresas a oportunidade de iniciar o processo de exportação de forma estruturada.
Ele é implementado em todas as regiões do Brasil por meio de parcerias estabelecidas entre a ApexBrasil e instituições de ensino (como universidades, parques tecnológicos ou fundações de apoio à pesquisa) e com federações industriais.
Essas organizações parceiras, designadas como entidades executoras do programa, têm a responsabilidade de aplicar a metodologia do PEIEX para capacitar as empresas interessadas.
Em 2022, o PEIEX ajudou mais de 3 mil empresas a se qualificarem para exportação por meio de 33 parcerias. Dentre elas, 67% eram pequenas ou microempresas, e 516 delas exportaram produtos no valor total de US$ 1,62 bilhões.
Essas empresas exportaram produtos de 18 setores diferentes, com destaque para alimentos e bebidas (57%), produtos agropecuários (22%), moda, higiene pessoal e cosméticos (13%), máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos (2,9%), e madeira, móveis e outras manufaturas (1,5%).
Além disso, proposta de parcerias aumenta a capilaridade dessas ações, tornando-as mais efetivas e de maior alcance, fomentando negócios por todo o país. Nossa visão como banco de câmbio é incentivar esse movimento e proporcionar maior eficiência e competividade para as empresas brasileiras buscarem e explorarem esses novos horizontes de negócios
Marcelo Cursino, gerente de estratégia comercial do Braza Bank